terça-feira, dezembro 01, 2009

Cinanima

Ontem fui à mostra na Culturgest de alguns filmes do 33º Cinanima 2009, o festival internacional de cinema de animação, realizado todos os anos em Espinho.
O Prémio de Melhor Filme Português foi arrecadado por Nuno Beato com a curta "Mi Vida en Sus Manos", extremamente emocionante e a que mais gostei dos filmes portugueses.
Em falta nesta mostra ficou o filme vencedor do Cinanima, "The Spine", de Chris Landreth. "The Spine" parece ser muito interessante e bastante bem conseguido, reflectindo fisicamente nas personagens os seus estados psicológicos, o que funciona como uma dupla narrativa: aquela que vemos pelos discursos e acções, e a que emerge do interior das personagens e que podemos ler talhada nos seus corpos. Não encontrei a curta online por isso aqui fica uma pequena entrevista ao realizador, com algumas imagens do filme. Para "compensar" deixo a sua curta anterior, "Ryan", a muito premiada e galardoada com o Óscar de melhor curta de animação em 2004, que na caracterização das personagens segue o mesmo princípio que "The Spine".
Finalmente, fica o trailer de Lost and Found, em que Philip Hunt adaptou o premiado conto infantil de Oliver Jeffers, a história de amizade entre um menino e um pinguim que é ... de derreter o coração!! et voilá :)

Mi Vida En Tus Manos


Making of "The Spine"



Ryan - baseado na história de Ryan Larkin, um animador canadiano


Lost and Found

3 comentários:

Spark disse...

"Mi Vida en Sus Manos" é sem dúvida uma excelente animação e o prémio é merecido. Enquanto às outras animações, ainda não tive oportunidade de as ver, mas faço questão.
E ainda bem que gostas de animação! ;)

Ana Pena disse...

:) Valem a pena!

GotchyaYinYang disse...

Muito boas!